Te Cuida
Saiba como se manter hidratado no trânsito
Além de tonturas, fraquezas e vômitos, falta de água no organismo pode ser fatal

Motor dos carros, dos ônibus e da própria moto, além da roupa fechada e do capacete são elementos, em um dia quente, que podem elevar a sensação térmica para 42° no trânsito. Para quem trabalha exposto as temperaturas e, ainda, a poluição, os cuidados com a hidratação devem ser redobrados.

A alta temperatura favorece a maior perda de líquidos corporais pela transpiração, além de outros meios, como a urina, fezes, respiração e perspiração, que é a perda de líquidos imperceptível, por vapor, etc. Porém, essa água perdida deve ser reposta constantemente, pois é responsável pelo funcionamento de todas as células do corpo.

Entre os sintomas de uma pessoa sem o hábito de beber água estão à sensação de boca seca, pele e ponta dos dedos enrugados e sem elasticidade, urina escassa e concentrada, tonturas, fraquezas e vômitos.  Segundo a docente do curso Técnico em Nutrição e Dietética, do SENAC Osasco, Soraya Mazzei, além desses transtornos à saúde, a perda excessiva de água pode ser fatal.  "A água representa cerca de 70% da massa do corpo humano. Quando é perdida por algum motivo aparecem sintomas de acordo com a quantidade. Perdas de 11% a 12% são acompanhadas de delírios, língua inchada e morte", afirma.

De acordo com o Chefe do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional, Dr. Dirceu Rodrigues, a quantidade de água ingerida deve ser quase a mesma da quantidade que se perde diretamente. "Para quem trabalha em motos são necessários 3 litros de água por dia, pois o corpo perde mais água com as roupas e capacetes, além disso, é indispensável à ingestão de eletrólitos", fala.

Os eletrólitos, também conhecidos como minerais essenciais, são o sódio, potássio, cálcio, magnésio, bicabornato, fosfato e sulfato. A desidratação pode ser falta de um desses elementos no organismo: o sódio, presente na água e principalmente nas frutas. “Frutas, em geral, são ricas em eletrólitos e possuem muita água. É preferível que se coma muitas maçãs, bananas, laranjas e, principalmente, melancia e melão, que são compostos basicamente por água”, sugere Rodrigues.

Para se manter sempre hidratado e longe de todos os males listados, a Revista Mundo Moto separou algumas dicas dadas pela Soraya Mazzei e Dr. Dirceu Rodrigues, confira abaixo:

- Beba diariamente de 2,5L a 3L de água.

-Tenha sempre uma garrafinha de água e beba em pequenas quantidades durante o dia.

-Beba sucos, leites e chás, que ajudam na hidratação, mas, cuidado, eles não substituem a água.

- Coma frequentemente frutas, verduras e legumes, pois são alimentos ricos em água e eletrólitos e auxiliam na hidratação.

-Beber água gelada é saudável, pois, além de hidratar, diminui a temperatura corporal.

-Caso não possa tomar água frequentemente, tome dois comprimidos por dia (um pela manhã e outro à tarde) de cloreto de sódio. Essa substância é importante para hidratação.

-Tome ainda mais águas em dias quentes, pois a roupa usada em motos, o calor dos motores ao redor e a temperatura do ar, ajudam na perda de líquidos por meio de transpiração.

-E não se esqueça: não tome bebidas alcoólicas. Além dos perigos no trânsito, o álcool é diurético, o que promove ainda mais a perda de líquidos. Te cuida!

 

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