Te Cuida
Dor nas costas: por que é causada e como cuidar
Problema, se não for tratado a tempo e de forma correta, pode acarretar em artrose e “bicos de papagaio”

A dor nas costas é um desconforto comum para muitos brasileiros. Seja por conta de má postura ao andar, dormir, pilotar ou ainda por fraqueza muscular e peso excessivo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das pessoas têm, teve ou terá problemas na região cervical em algum período da vida. Na Europa, estudos demonstram que 84% das pessoas terão um episódio de lombalgia durante a vida.

A coluna vertebral, como todas as articulações do corpo, possui componentes estabilizadores estáticos e dinâmicos, que são responsáveis pela manutenção do alinhamento postural. Quando sofrem sobrecargas ou falhas, as chances de desenvolvimento de uma dor na região dorsal são grandes. A fisioterapeuta do Hospital Alvorada, Stephanie Robinson Cima, alerta sobre alguns cuidados que se deve ter com a situação, como, por exemplo, nunca medicar-se por conta própria.

“É importante que seja feita uma análise minuciosa e individual de cada caso, com o intuito de descobrir o que está provocando a dor nas costas. O tratamento pode ser feito por meio de medicamentos (analgésicos e anti-inflamatórios), sempre com orientações médicas. A reabilitação é muito importante para o controle da dor e diminuição da sobrecarga mecânica na coluna vertebral. Em casos extremos e raros, é recomendado o tratamento cirúrgico”, explica a fisioterapeuta.

Pessoas que trabalham muito tempo sentadas, seja em escritórios ou como motoristas de táxi, ônibus ou mesmo em cima de motos, por exemplo, têm enormes possibilidades de desenvolver problemas na coluna. “A pressão no disco intervertebral pode chegar a 40% quando a pessoa está sentada, em comparação com a postura de quem trabalha em pé. Já para quem trabalha flexionando o tronco, a pressão pode aumentar em 90%”, pontua a profissional.

O avanço da idade também é um fator que pode causar dores e problemas nas costas. Com o passar dos anos as estruturas estáticas da coluna tendem a sofrer um processo de envelhecimento e desgaste natural. O disco intervertebral perde água e suas características elásticas, podendo levar à uma instabilidade naquele segmento. Este processo, aliado à fraqueza muscular, aumenta a sobrecarga das articulações entre as vértebras, ocasionando artrose (desgaste nas articulações) e os famosos “bicos de papagaio” (formações ósseas em formas de gancho, que se desenvolvem ao redor dos discos da coluna vertebral).

“Para que se possa evitar este tipo de situação, a melhor maneira de prevenção é ter uma vida ativa, com a realização de atividades que mantenham a musculatura abdominal e da região dorsal sempre fortalecidas. Além disso, é muito importante manter um bom alinhamento postural e evitar a sobrecarga na coluna, principalmente relacionadas às atividades cotidianas”, aponta Stephanie.

A observação também é fundamental neste caso. “É muito importante que a coluna receba sempre uma atenção especial, pois além de ser o eixo principal do nosso corpo, ela também protege uma das estruturas mais frágeis e importantes: a medula e suas raízes nervosas. Dor nas costas não pode ser encarada como algo sem importância. Caso os sintomas não melhorem espontaneamente, o correto é buscar o auxílio de um especialista”, finaliza a fisioterapeuta.

Compartilhar
Compartilhar por E-mail

Comentários

Para postar comentários é preciso estar logado, utilize os campos de acesso no topo desta página ou clique em cadastro
16/01/2014
Trânsito é a maior causa de morte no país
06/01/2014
Atividade física: entenda por que ela é um das maiores aliadas no combate à dor crônica
02/01/2014
Os perigos dessa vida entre trânsito e poluição
26/12/2013
Você sabe a diferença entre Escoliose, Hipercifose e Hiperlordose?
27/11/2013
Neste verão, proteja-se do sol e evite doenças de pele
05/11/2013
90% das causas de mau hálito são de origem bucal
15/10/2013
Pesquisa Datafolha aponta que 90% dos paulistanos defendem continuidade da inspeção veicular
19/09/2013
Programa para redução de mortes nas rodovias incluiu metas para diminuição de feridos
28/08/2013
Exposição a barulhos do trânsito pode causar surdez irreversível
14/08/2013
Saiba como se manter hidratado no trânsito
09/08/2013
Estresse das grandes cidades pode ser principal motivo de problemas cardíacos
30/07/2013
Motociclistas recebem orientações para evitar trauma de face
26/07/2013
Homens lideram internações por acidentes de trânsito em SP
22/07/2013
Conjuntivite: confira 8 respostas para as dúvidas mais frequentes
16/07/2013
Na semana do Homem, eles ganham mutirão da saúde gratuito
10/07/2013
Quando é hora de parar
20/06/2013
Frio e moto, saiba como se proteger da estação mais gelada do ano
19/06/2013
Dor nas costas: por que é causada e como cuidar
17/06/2013
Movimento ‘Ame o Coração’ realizará mutirão em São Paulo
14/06/2013
II Pedal Campanha do Agasalho acontece neste domingo
CLIMA TEMPO
PARCEIROS