Segurança
Reforma de pneus de motos continua proibida

 

Cerca de 100 reformadoras do país não podem operar a atividade

A primeira reformadora de pneus de motos surgiu em 1965, de lá pra cá, elas já somam 100, porém, nenhuma delas está podendo atuar, pois existe uma resolução no CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) proibindo a atuação delas no país.

De acordo com o assessor técnico da ABR (Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus), Carlos Thomaz, são inúmeros motivos para a proibição, porém, entre os mais falados está a de que o pneu de moto não tem estrutura para suportar uma segunda vida.

“Se a carcaça do pneu não é segura, então o novo também não é”, argumenta. “Todos os testes já foram feitos e estão em poder do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, aguardando um relatório final”, completa.

Os testes realizados até o momento são universais e medem a velocidade sob carga, que é realizada em todas as linhas de pneus, como carga e fora de estrada, inclusive de moto em todo o mundo. “Em caráter de resistência, todos passaram em laboratórios acreditados pelo INMETRO”, explica Thomaz.

Segundo estudos da Câmara Temática de Assuntos Veiculares, as reformadoras de pneus precisam de sistemas técnicos e de gestão de qualidade que garanta segurança, aderência, dirigibilidade, estabilidade e frenagem, o que a maioria não possui. De acordo com o desembargador federal Fagundes de Deus, relator do caso, a Resolução foi editada visando à segurança no trânsito, com base em estudos realizados pela Câmara.

Até hoje, segundo informações da ABR, não existem estatísticas que comprovem a insegurança dos pneus e a reforma é conhecida em todo o Brasil, uma vez que 3 milhões de pneus eram reformados por ano. No momento, a atividade para pneus de motos está paralisada. 

Compartilhar
Compartilhar por E-mail

Comentários

Para postar comentários é preciso estar logado, utilize os campos de acesso no topo desta página ou clique em cadastro
26/09/2013
Semana Nacional do Trânsito: ABRAMET propõe imunização para mal que aflige país
13/08/2013
A face oculta em relação ao Projeto que prevê o uso obrigatório do “colete airbag” por motociclistas
08/07/2013
Quando teremos sistema ABS como item de série?
19/06/2013
Fiscalização por velocidade média: problema ou solução?
30/04/2013
Volvo lança sistema que detecta ciclista e freia carro sozinho
22/02/2013
Moto de alta cilindrada é foco de ação especial na Rodovia dos Bandeirantes
08/01/2013
3 em 1: Rastreador, bloqueador e alarme
04/01/2013
Está chovendo? Redobre a atenção!
04/01/2013
Reforma de pneus de motos continua proibida
03/01/2013
Tracker Moto chega para evitar roubos e furtos
02/01/2013
Assaltos e roubos: como evitá-los?
02/01/2013
Com que capacete eu vou?
02/01/2013
Ponto cego: o que dizem motociclistas e motoristas
28/12/2012
Vai viajar? Faça o check-list da segurança antes de sair
27/12/2012
Atenção com o garupa, motociclista!
26/12/2012
Colete Air Bag traz mais segurança para o motocilista
24/12/2012
Vai viajar de moto? Veja dicas de segurança e o que checar
20/12/2012
Enchentes: como não entrar em uma?
18/12/2012
10 dicas para proteger sua moto em épocas de festas!
26/11/2012
Faça a bateria da sua moto durar mais!
CLIMA TEMPO
PARCEIROS