Especial
Você conhece bem o câmbio da sua moto?
O movimento é inofensivo? Nem tanto. Não saber qual o tipo de câmbio e como trocar de marcha corretamente pode gerar manutenção indevida

Trocar de marcha é um movimento tão comum que na maioria das vezes o pé esquerdo do piloto faz isso automaticamente. Mas, o que muita gente não sabe, é que nem todos os câmbios são iguais e que a diferença entre eles está na forma de funcionamento e na alavanca de seleção, que varia de acordo com a marca da moto.

É importante que ao comprar ou pilotar uma moto que não seja a sua, o piloto esteja ciente sobre o tipo de câmbio que possui para que o mau uso não cause acidentes ou danos ao veículo.

Para auxiliar a Revista Mundo Moto e a Cesvi Brasil separaram algumas dicas sobre o significado de cada tipo de câmbio, que vai te ajudar na hora de trocar a marcha. Tome nota:

1.   Câmbio Mecânico

Utiliza o sistema de embreagem com platô e disco, que transferem as forças para a caixa de câmbio, que por sua vez possui engrenagens com várias relações em pares de eixos. A mudança de marcha é manual, geralmente realizada por uma alavanca mecânica. Nesta hora, é fácil se atrapalhar, por isso, conhecer o funcionamento da moto, sua cilindrada e capacidade de velocidade é fundamental para indicar a marcha correspondente ao terreno e as condições de carga ou garupa, garantindo eficiência na pilotagem.

Para os iniciantes, o câmbio mecânico é um dos grandes vilões na hora de pilotar a moto e, também, responsável por reprovações na hora dos testes de habilitação.  

2.   Câmbio Automatizado

Apresenta o mesmo sistema de transmissão de forças do câmbio mecânico, mas, para realizar as mudanças de marcha, usa um sistema hidráulico monitorado por uma central eletrônica. Há veículos que possuem a opção de troca manual, mas a operação é feita pelo sistema, e o motorista aciona apenas um botão ou alavanca no veículo.

O câmbio automatizado ou semiautomático oferece melhor dirigibilidade, principalmente em grandes cidades com fluxo intenso de veículos, que obriga o motociclista a trocar de marcha a todo momento.

Com o câmbio automatizado, as trocas de marchas são mais rápidas e suaves, evitando trancos. Além disso, também colabora para a diminuição do consumo de combustível, uma vez que a tecnologia sabe a hora certa da troca de marcha.

3.   Câmbio Automático

Este tipo de transmissão elimina o conjunto de embreagem e adota o conversor de torque, que trabalha com fluido hidráulico em seu interior. As trocas são feitas pela alavanca seletora, que modula eletronicamente as troca de marchas. Caso a marcha selecionada seja incompatível com a velocidade desenvolvida, o sistema impede a engrenagem para evitar danos no câmbio e no motor do veículo. O câmbio automático é o jeito simples de pilotar, pois não exige grande habilidade, chegando ao “quase” apenas acelerar e frear.

 

 

Compartilhar
Compartilhar por E-mail

Comentários

Para postar comentários é preciso estar logado, utilize os campos de acesso no topo desta página ou clique em cadastro
17/02/2014
Capacete não é chapéu!
04/02/2014
Harley-Davidson fecha 2013 com lucro
14/01/2014
Limitar velocidade de motos pode ser ineficaz, diz pesquisa
06/01/2014
Dez conselhos para proteger a sua moto de roubos e furtos
30/12/2013
10 dicas para alcançar seus objetivos em 2014
26/12/2013
Saiba mais sobre o suporte ideal para transportar bicicletas
23/12/2013
Como começar a poupar com o décimo terceiro?
11/12/2013
Natal: confira dicas de presentes para motociclistas!
04/11/2013
16 dicas para evitar o mau uso das velas de ignição nas motos
30/10/2013
Faixa de pedestre é para ser respeitada!
25/10/2013
Você conhece bem o câmbio da sua moto?
22/10/2013
Lançamentos e interatividade com o público fazem do Salão Duas Rodas 2013 o maior da história
17/10/2013
Honda e Harley-Davidson são as marcas de moto dos sonhos dos brasileiros
15/10/2013
Mais de 260 mil pessoas visitam o Salão Duas Rodas 2013
14/10/2013
Com foco em segurança, Abraciclo faz ação inédita de conscientização no Salão Duas Rodas
12/10/2013
Motos e acessórios femininos são destaques no Salão Duas Rodas
11/10/2013
Inazuma 250 é o destaque da Suzuki no Salão Duas Rodas
11/10/2013
Pneus e câmaras de ar para motos são lançados no Salão Duas Rodas
10/10/2013
X Motos do Brasil lança XM250 e XM450 Aluminum Frame no Salão Duas Rodas
09/10/2013
Yamaha VMax chega ao Brasil por R$ 99.000,00
CLIMA TEMPO
PARCEIROS