Competições
Pirelli explica os procedimentos de alocação de pneus para a temporada 2014 do Campeonato Mundial de Superbike
Marca explica as mudanças na sequência da introdução da classe EVO Superbike e o novo formato para a classificação

A Pirelli é a fornecedora única de pneus há mais de dez 10 anos de todas as categorias do Campeonato Mundial de Superbike (WSBK na sigla em inglês) da FIM (Federação Internacional de Motociclismo). Na temporada 2014 contribuirá ativamente para tornar a competição, que começa em duas semanas na Austrália, ainda mais atraente para o público.

A nova temporada terá mudanças em termos de regulamento, com a introdução da nova classe EVO Superbike e um novo formato para as sessões de treinos livres antes do classificatório.

O objetivo da fabricante de pneus é tentar reduzir a diferença para a EVO Superbike, que difere da Superbike em potência, eletrônica e acerto de motor, proporcionando uma oportunidade para os pilotos mais rápidos nesta classe serem competitivos nas corridas e, consequentemente, tornar o campeonato mais equilibrado e atrativo. Os dados deste ano, relativos ao comportamento das EVO Superbikes, também serão importantes no que diz respeito a 2015, quando o grid da categoria principal será inteiramente composto por EVO Superbikes.

Os pneus da Superbike e da Evo Superbike

O ano de 2014 verá alinhado na categoria principal pela primeira vez na história do Campeonato Mundial de Supervise, ambas a máquina Supervise e EVO Supervise, com um total de oito fabricantes de motocicletas já confirmadas.

Todos os pilotos terão como pneus de referência, compostos de 17 polegadas, distribuídos da seguinte forma:

• Pneus slack DIABLO™ Supervise com as seguintes medidas:

- 120/70 dianteira em compostos SC1 (macio) e SC2 (médio)

- 200/60 traseira em compostos SC0 (macio), SC1 (médio) e SC2 (duro).

 DIABLO™ Rani, mínimo de oito pneus disponíveis por piloto, para serem utilizados em caso de chuva.

 DIABLO™ West, mínimo de três pneus disponíveis por piloto, são intermediários, para serem usados quando a pista não está nem completamente seca nem completamente molhada

• DIABLO™ Superbike de classificação, um pneu supermacio para a Superpole no sábado

Além disso, de acordo com o regulamento da FIM:

• O número máximo de pneus que cada piloto tem permissão para usar durante todo o fim de semana de corrida (sexta a domingo) é 24, incluindo 10 dianteiros e 14 traseiros

• O número máximo de pneus montados permitidos para cada sessão será de 13 (não há distinção entre dianteiros e traseiros) para cada piloto

• Cada piloto até o warm-up pode utilizar um máximo de 8 pneus dianteiros e 12 traseiros. Para garantir a conformidade com o presente regulamento, o promotor do Campeonato utiliza um sistema de marcação por meio de adesivos anti –falsificação

• Pirelli pode fornecer soluções traseiras diferentes para os pilotos de Superbike e EVO Superbike em todos ou somente em alguns dos eventos do Campeonato, sem prejuízo do número total de soluções disponíveis para cada piloto (3 a 4) e a quantidade total de pneus por piloto que permanecerá a mesma para ambas as classes

Basicamente, os pilotos EVO Superbike poderão ter uma solução traseira, que será diferente daquelas indicadas para os pilotos de Superbike e vice- versa. A solução dedicada apenas para pilotos da EVO Superbike não será necessariamente a mesma para todas as rodadas, de fato, a Pirelli quer desenvolver mais soluções durante o ano, algumas dedicados a ambas as classes, outras apenas a uma das duas categorias.

Os pneus projetados apenas para a EVO Superbike podem ser diferentes daqueles destinados a ambas as classes, oferecendo melhor aderência, além de características como melhor quilometragem e resistência ao desgaste ao longo de uma corrida e uma abordagem diferente para as temperaturas e asfalto que irão enfrentar. Também levam em consideração o fato de que as potências das máquinas são diferentes.

Compartilhar
Compartilhar por E-mail

Comentários

Para postar comentários é preciso estar logado, utilize os campos de acesso no topo desta página ou clique em cadastro
27/02/2014
Equipe de wheeling se apresenta pela primeira vez em Paulicéia (SP)
27/02/2014
Temporada de 2014 do Moto 1000 GP terá início no dia 4 de maio
19/02/2014
Pilotos vão percorrer trilhas do RS pelo Brasileiro de Enduro Regularidade
18/02/2014
Clube de Trilheiros Bananalama não acontecerá em 2014
17/02/2014
Inscrições para 1ª etapa da Polaris Cup 2014 já estão abertas
14/02/2014
Após Cerapió, pilotos embarcam para o Rio Grande do Sul
13/02/2014
Pirelli explica os procedimentos de alocação de pneus para a temporada 2014 do Campeonato Mundial de Superbike
11/02/2014
Ultraciclista brasileiro Cláudio Clarindo disputa prova de 24 horas na Flórida
10/02/2014
Garoto especial realiza sonho na 500 Milhas Motovelocidade de Interlagos
07/02/2014
Campeonato Paulista é atração na 500 Milhas Motovelocidade de Interlagos
04/02/2014
Pilotos vão encarar Serra da Canastra na abertura do Enduro FIM
03/02/2014
Aplicativo dá uma mão em treinos e passeios perfeitos para pilotos e motociclistas
31/01/2014
Salão Bike Show tem participação marcante do Moto 1000 GP na quarta edição
30/01/2014
Equipe de RP define ciclistas para o Tour do Brasil/Volta Ciclística de SP
28/01/2014
Bombadinho defende título Brasileiro de Enduro de Regularidade
24/01/2014
Moto 1000 GP é destaque na quarta edição do Salão Bike Show no Rio
23/01/2014
Jorge Negretti Motocross Show é atração do Salão Bike Show
23/01/2014
Diversidade de modelos Polaris é destaque no 27º Cerapió
22/01/2014
Honda anuncia campeão mundial de motocross na equipe para temporada 2014
22/01/2014
Polaris Xtreme + Racing Team é tricampeã do Ralyy Dakar 2014
CLIMA TEMPO
PARCEIROS